O Cafezinho nosso de cada dia
Dr. Marcelo Mariano da Silva


Alguém dúvida de que o café seja uma preferência nacional? Tomar um cafezinho é um gesto repetido milhões e milhões de vezes por dia. No Brasil, essa dose instantânea de tradição e alegria só perde para a água como bebida mais consumida. Nove entre dez brasileiros com mais de 15 anos tomam pelo menos um café por dia.
Mas como surgiu o café ? Em meados do século XV, na região da Abissínia, atual Etiópia, um pastor de ovelhas observou que algumas de suas cabras não se comportavam como a maioria do rebanho, elas subiam para as montanhas, onde comiam as folhas e os frutos de uma planta desconhecida e voltavam agitadas e muito mais espertas. Ele então decidiu comer alguns frutos e sentiu uma sensação muito boa e que o deixou muito alegre e agitado, assim surgiu o café. Ao contrário do que muitos pensam o café não contém apenas cafeína, existem diversas outras substancias, como vitaminas, sais minerais e aminoácidos, quantidade de cafeína presente no café corresponde a cerca de 2 a 3%;
Mas e hoje, o que sabemos sobre os benefícios e os malefícios atribuídos ao café?. Em primeiro lugar é importante lembrar que assim como outros alimentos o café não é remédio, isto é, não cura doenças, mas pode ser um agente a mais que ajuda na prevenção de várias doenças e problemas.
Entre os benefícios, pesquisas médicas mostram que o café quando consumido com moderação e no máximo até 15 minutos após ser preparado pode, por exemplo, pode ajudar a prevenir a depressão. Além disso, algumas substâncias como ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra adequada do café, atuam no cérebro em áreas relacionadas com o controle da dependência do alcoolismo, nicotina e algumas drogas ilícitas. Sabe-se então que o consumo pode contribuir para no tratamento dessas dependências. O café melhora a atenção, concentração e o aprendizado escolar, sendo a bebida mais recomendada para estudantes de todas as idades, em casa e na merenda escolar. Estudos mostram também que o café pode atuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson. Reduz o risco de desenvolvimento de diabetes do adulto, ajuda na prevenção de cáries dentárias, possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular e por fim possui um discreto efeito anti-obesidade.
No entanto é bom lembrar que tudo o que consumimos em excesso pode trazer conseqüências negativas. Quando consumido de forma diária e moderada ( até 4 xícaras grandes para adultos (400 a 500 mg de cafeína) e a metade da dose para crianças, preferencialmente com leite), geralmente não causa malefícios. Porém doses superiores a essa pode causar efeitos indesejáveis em algumas pessoas como ansiedade, tremores, insônia, e mesmo um quadro de pânico. O café quando tomado a noite pode prejudicar o sono da maioria das pessoas, sendo por isto uma bebida diurna. Pessoas que sofrem de enxaqueca podem com o excesso de cafeína ter piora da dor.
O café consumido moderadamente (4 xícaras diárias) não causa doenças em pessoas normais e saudáveis, da infância a velhice. Mas pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, palpitações devido arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica do coração devem ter cuidado no consumo de café, pois ele podem agravar os sintomas ou a doença, principalmente se consumido em excesso. Por isto, toda pessoa que possua qualquer doença mental, cardíaca, gástrica ou outras, deve consumir café com moderação e preferencialmente após ouvir os conselhos de seu médico. Caso sinta qualquer intolerância ao café, deve parar de consumi-lo.
Enfim existem benefícios comprovados para nossa saúde do hábito do cafezinho diário, no entanto sempre devemos respeitar a regra do consumo moderado.
10 DICAS PARA EVITAR ENXAQUECA
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais!
Enxaqueca: Seis hábitos que você deve evitar para não piorar a dor

outros artigos

CPAD - PARANÁ - Especializada no Tratamento da Dor - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Buscatech - Grupo Busca Aqui!